segunda-feira, 25 de abril de 2011

o gafanhoto e suas caracteristicas


Gafanhotos
Cor e Tamanho:
São de cor verde ou parda. As cores do gafanhoto ajudam-no a passar despercebido no ambiente.

Revestimento do corpo:
Apresentam duas antenas geralmente mais compridas que o corpo, um aparelho bucal mastigador  e abdômen segmentado.
Número de membros:
Têm três pares de patas e duas asas. As patas posteriores são mais compridas. Servem para dar saltos que podem atingir mais de um metro. As patas têm espinhos que os gafanhotos utilizam para se defenderem dos inimigos.
Grupo a que pertence:                                 
Pertence ao grupo dos insetos                           
Onde vivem:
Os gafanhotos vivem nas zonas temperadas e tropicais de todo  o mundo. Frequentemente emigram em grandes massas formando pragas. Uma nuvem de gafanhotos pode pesar de 70 a 100 toneladas e medir 30 km de comprimento por 2,5 km de largura.                                      
Como se alimentam:
Os gafanhotos comem a vegetação que encontram. As plantas gramíneas são o seu alimento preferido. São os maiores inimigos dos agricultores. Quando se juntam em bandos podem devorar os campos cultivados provocando muitos prejuízos na agricultura.
Como se reproduzem:
Reproduz-se por ovos. Os gafanhotos quando nascem parecem pequenos adultos. Os filhotes de gafanhotos chamam-se ninfas e não têm asas. Estas ninfas mudam as peles exteriores muitas vezes, alterando ligeiramente o tamanho do corpo a cada mudança. São metamorfoses incompletas.
Curiosidades:
O gafanhoto produz som esfregando as patas posteriores sobre as asas. As patas têm uma fila de pequenas cavilhas no lado de dentro, e estas fazem vibrar as asas. Este modo de emitir som chama-se estridulação. Assim que as asas ficam secas, os gafanhotos podem voar.
Fonte: Bárbara luz e Catarina Gomes/clube de informática.

17 comentários:

  1. Ótimo! Me auxiliou bastante em meu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. me auxiliou bastante no meu trabalho de ciencias

    ResponderExcluir
  3. muito bom a prof gostou no meu trabalho.!!!e eu gostei!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. me ajudou muito , agora vou poder terminar minha hstoria.

    ResponderExcluir
  5. me ajudou muito este site. esta de barabens.

    ResponderExcluir
  6. Se garantiu ú-ú meu trabalho vai ficar 10,0!!

    ResponderExcluir
  7. muito bom,me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  8. muito interesante gostei muito

    ResponderExcluir
  9. gostei muito,me ajudou bastante na minha pesquisa escolar

    ResponderExcluir
  10. nao sei qual é o nome cientifico??

    ResponderExcluir
  11. Estou fazendo um trabalho de ciências vc poderia me responder por favor ficarei ageadecida..

    Qual é a função das antenas do gafanhoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também estou fazendo um trabalho de ciências sobre as características do gafanhoto!

      Excluir
  12. Vc podeira falar sobre a fisica do gafanhoto?

    ResponderExcluir