quinta-feira, 14 de abril de 2011

Importância econômica e ecológica dos insetos


  Insetos têm importância ecológica como elementos fundamentais em cadeias alimentares de terra firme e aquáticas. Muitos pássaros, mamíferos, anfíbios, répteis e peixes alimentam-se de cadáveres de animais e de plantas, contribuindo para a reciclagem de nutrientes.
  
  Certas espécies de insetos são considerados pragas por causarem prejuízos à pecuária e à lavoura. A larva da mosca-de-berne,  por exemplo, desenvolve-se nos tecidos superficiais do corpo de mamíferos e aves, causando feridas irritantes que os enfraquecem(fig.2). As moscas-de-frutas põem ovos em vários tipos de fruto, dos quais as larvas se alimentam, causando grandes prejuízos econômicos à agricultura(fig)3.

fonte google imagens(fig2)
fonte google imagens(fig3)











Mosquitos sugadores  de sangue, piolhos, pulgas e outros insetos podem transmitir doenças a seres humanos e animais domésticos. Malária, febre amarela e fillariose são exemplos de doenças transmitidas por mosquitos(fig4). Moscas transmitem vírus e bactérias causadores de disenterias. Barbeiros transmitem a doença de chagas e as pulgas são vetores da peste bubônica(fig5).
fonte google imagens(fig5)

fonte google imagens(fig4)







           






  As abelhas, vespas, besouros e outros insetos são importantes agentes polinizadores(fig6,7,8). Abelhas produzem mel, alimento importante para humanidade. A atividade das lagartas do Bicho-de-seda fornece milhões de toneladas anuais de seda utilizada na confecção de roupas(fig.9). Certas espécies de joaninha comem pulgões de plantas, sendo atualmente utilizadas como uma forma biológica de controle de pragas da lavoura(fig.10).
fonte google imagens(fig6)
fonte google imagens(fig.7)







fonte google imagens(fig.10)


fonte google imagens(fig.8)











fonte google imagens(fig.9)
Referência: Martinho e Amabis: Biologia dos organismos. A diversidade  dos seres vivos. volume 2.Editora Moderna 2004. página 376-377.

4 comentários: